Arquivo Historico
Tipo COMISSÃO DE REDACÇÃO DO DIÁRIO DAS CORTES
DESCRIÇÃO DO SUB-FUNDO
Nível de descrição: Sub-Fundo 
Data de Produção: Inicial: 1822 | Final: 1910 
Dimensão e Suporte: 1 livro e 6 maços 
Código de referência: PT-AHP/CD/CREDDC 
História: A Comissão de Redação do Diário das Cortes, ou Comissão do Diário das Cortes, era a Comissão Permanente, responsável pela redação do Diário e por toda a logística referente à redação, criação, publicação e divulgação do Diário das Cortes. Tinha por isso a seu cargo as questões relacionadas com a interação com a Imprensa Nacional (entidade responsável pela publicação do Diário), pagamentos, vendas do Diário, contratação de recursos humanos afetos à produção do Diário (taquígrafos, redatores, etc.). Esta Comissão apresentou um Parecer na sessão de 3 de janeiro de 1823 (ver Diário da Câmara dos Deputados, n.º 2), onde expôs as suas “Determinações geraes para melhor e mais prompta economia e redacção do Diário das Cortes”. Nesta mesma sessão houve a discussão do Parecer e foi determinado que a Comissão teria autoridade para fazer implementar as referidas determinações.

Foi criada na sessão de 3 de dezembro de 1822, sendo constituída pelos Deputados Pato Moniz, Joaquim Anastácio Mendes Velho, Joaquim Plácido Galvão Palma, Rocha Loureiro, Boto Pimentel. No Regimento Interno de 1827 (Título VIII, § 77-78), são estabelecidas a composição e as funções da Comissão da Redação do Diário da Câmara: “77. O vice-presidente e vice-secretarios formarão a commissão da redacção do diário da camara. 78. A ultima redacção das resoluções da camara pertence à commissão que sobre o seu objecto tiver dado parecer. Nos casos, em que não precedeu parecer da commissão, a ultima redacção pertence aos secretários”. Na sessão de 14 de janeiro de 1840 (ver Diário da Câmara dos Deputados, n.º 10) foi decidido que esta Comissão seria nomeada pela Mesa (e não eleita em sessão), não tendo sido referidos os membros para ela designados. A sua composição contava sempre com o Presidente da Mesa, com o Secretário da Mesa mais votado e com mais três deputados devidamente nomeados. Em 1883 passaram a ser nomeados cinco deputados para a sua constituição.

Ver composição da Comissão de Redação (ver Documentos). 
Âmbito e Conteúdo: Correspondência com o Governo e com particulares, Indicações da Comissão dirigidas à Câmara, Livros de registo de entrada de correspondência, Propostas apresentadas à Comissão, Recibos emitidos pela Secretaria da Comissão. 
Guia de fundos do Arquivo Histórico Parlamentar