Arquivo Historico
Tipo TOMADA DE POSSE DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA ANTÓNIO JOSÉ DE ALMEIDA, EM 5 DE OUTUBRO DE 1919
DESCRIÇÃO DO DOCUMENTO COMPOSTO
Nível de descrição: Documento Composto 
Data: Inicial: 1919-10-05 | Final: 1919-10-05 
Dimensão e Suporte: papel 
Código de referência: PT-AHP/CR/S1/DC7 
Tradição Documental: Original 
Sumário: O eleito Presidente da Republica toma posse em 5 de Outubro de 1919, em sessão solene preparada para a ocasião e que decorre segundo o “programa” oficial elaborado e assinado pelo presidente do congresso, António Xavier Correia Barreto.

E assim, dando-se cumprimento ao art.º 43.º da constituição, o presidente do congresso nomeia uma deputação composta pelos seguintes membros: os Senadores Abel Hipolito, Fernandes de Almeida, Rodrigo de Castro, Alberto da Silveira, Rego Chagas, Namorado de Aguiar, Soveral Rodrigues, Vasco Marques, e os Deputados Domingos Leite Pereira, João Luis Ricardo, Victorino Guimarães, Nunes Loureiro, Alberto Vidal, Ferreira da Fonseca, Campos Melo, António Granjo?, Mesquita Carvalho, Alves dos Santos, Francisco Cruz, para em nome do Congresso acompanhar o PR na sua entrada na sala das sessões junto da presidência, de acordo com o programa publicado oficialmente, a fim de prestar o seu compromisso de honra, cuja formula foi assinada por ele. Após a o juramento, é proferido pelo Presidente da Republica, uma alucação, cujo texto se encontra junto da documentação enviada à mesa (doc.s da acta n.º 8) e copiado na própria acta.

Na acta manuscrita menciona telegramas e outras cartas remetidas ao congresso que saúdam o Presidente da Republica, mas que não se encontram nos “doc.s enviados à mesa”.

As relações nominais dos deputados e senadores, relativamente as presenças na sessão solene da tomada de posse, estão compiladas na acta manuscrita (Lv. 3.º de Actas do Congresso, com o n.º de registo no “Lv. Preto” 350). 
Estado de Conservação: Razoável 
Cota normalizada: Secção VIII-A, cx. 1, n.º 56; 
Guia de fundos do Arquivo Histórico Parlamentar