DESCRIÇÃO DO SÉRIE
Nível de descrição:
Série
Data de Produção:
Inicial: 1935 | Final: 1974
Data de Acumulação:
Inicial: 1935 | Final: 1974
Dimensão e Suporte:
14 caixas
Código de referência:
PT-AHP/SGANCC/SLCC/S58
Âmbito e Conteúdo:
Nesta série encontramos a correspondência dirigida à Câmara Corporativa, recebida de diferentes entidades (nacionais, estrangeiras, públicas, privadas e de cidadãos) sobre assuntos diversos (como exposições, petições, envio de publicações, brochuras e outras ofertas, convites, etc.), inclusive trocas de correspondência com o Presidente da Assembleia Nacional, Presidente do Conselho, Presidente do Conselho Corporativo e Procuradores.
Encontramos em anexo duplicados de ofícios de resposta. Todo o tratamento relativo à correspondência dirigida à Presidência da Câmara Corporativa era da competência dos serviços legislativos da Secretaria da Assembleia Nacional e Câmara Corporativa, conforme expresso no Regulamento da Secretaria da Assembleia Nacional de 1944, nos seus artigos 14º a 16º em que se define a forma e o modo de o fazerem, desde a execução de todo o expediente ao registo da correspondência.
Nesta série encontramos a documentação em pastas organizadas por Legislatura ou Sessão Legislativa e também por assunto (pedidos de passaportes entre outros)/ entidades (ex. “Presidência do Conselho”, “Imprensa Nacional”). Documentos que encontramos: Cartas, ofícios, duplicados dos ofícios de resposta, brochuras / revistas, jornais / recortes de jornais, cartões, outros documentos (ex. galhardetes de tecido).
Organização e Ordenação:
Organização cronológica, documentos númerados sequencialmente, algumas pastas têm índice.
Cota:
Secção XXVIII, cx. 11; cx. 12, nº1B, nº 1C, nº 1D; cx. 17; cx. 71; cx. 91; cx. 174; cx. 175; Secção XXX, cx. 12; cx. 13; cx. 16, nº 3; cx. 7; cx. 12; cx. 17; CC, cx. 159, n.º 11 e n.º 16
Guia de fundos do Arquivo Histórico Parlamentar
|