Arquivo Historico
Tipo CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA E EXPEDIDA DA CÂMARA CORPORATIVA
DESCRIÇÃO DO SÉRIE
Nível de descrição: Série 
Data de Produção: Inicial: 1935 | Final: 1974 
Data de Acumulação: Inicial: 1935 | Final: 1974 
Dimensão e Suporte: 14 caixas 
Código de referência: PT-AHP/SGANCC/SLCC/S58 
Âmbito e Conteúdo: Nesta série encontramos a correspondência dirigida à Câmara Corporativa, recebida de diferentes entidades (nacionais, estrangeiras, públicas, privadas e de cidadãos) sobre assuntos diversos (como exposições, petições, envio de publicações, brochuras e outras ofertas, convites, etc.), inclusive trocas de correspondência com o Presidente da Assembleia Nacional, Presidente do Conselho, Presidente do Conselho Corporativo e Procuradores.

Encontramos em anexo duplicados de ofícios de resposta. Todo o tratamento relativo à correspondência dirigida à Presidência da Câmara Corporativa era da competência dos serviços legislativos da Secretaria da Assembleia Nacional e Câmara Corporativa, conforme expresso no Regulamento da Secretaria da Assembleia Nacional de 1944, nos seus artigos 14º a 16º em que se define a forma e o modo de o fazerem, desde a execução de todo o expediente ao registo da correspondência.

Nesta série encontramos a documentação em pastas organizadas por Legislatura ou Sessão Legislativa e também por assunto (pedidos de passaportes entre outros)/ entidades (ex. “Presidência do Conselho”, “Imprensa Nacional”). Documentos que encontramos: Cartas, ofícios, duplicados dos ofícios de resposta, brochuras / revistas, jornais / recortes de jornais, cartões, outros documentos (ex. galhardetes de tecido). 
Organização e Ordenação: Organização cronológica, documentos númerados sequencialmente, algumas pastas têm índice. 
Cota: Secção XXVIII, cx. 11; cx. 12, nº1B, nº 1C, nº 1D; cx. 17; cx. 71; cx. 91; cx. 174; cx. 175; Secção XXX, cx. 12; cx. 13; cx. 16, nº 3; cx. 7; cx. 12; cx. 17; CC, cx. 159, n.º 11 e n.º 16 
Guia de fundos do Arquivo Histórico Parlamentar