Arquivo Historico
Tipo INQUÉRITOS AOS ORGANISMOS CORPORATIVOS
DESCRIÇÃO DO SÉRIE
Nível de descrição: Série 
Data de Produção: Inicial: 1946 | Final: 1947 
Dimensão e Suporte: 12 maços 
Código de referência: PT-AHP/AN/CIOC/S33 
Âmbito e Conteúdo: Conjunto de processos referentes às denúncias e queixas, apresentadas pelos associados e outros contra os dirigentes de alguns organismos corporativos (Grémios da Lavoura, Casa do Povo, Comissão Reguladora do Comércio de metais e outros), relativas às irregularidades e deficiências da organização corporativa.

As queixas apresentadas são dirigidas ao Presidente da Comissão e depois distribuidas pelos Deputados que compoem à Comissão, que irão investigar e certificar da veracidade dos factos apresentados pelos queixosos.

Existem processos de denúncias apresentadas à Comissão, os relatórios dos inquéritos efectuados pelos Deputados a esses organismos e documentos para apreciação em várias secções.

Inclui: Ofícios, cartas, exposições, recortes de imprensa, relatórios, telegramas, postais.

A Comissão de Inquérito fez publicar na imprensa escrita que antes de determinar a quem deve ouvir em depoimente oral, convida todas as pessoas que tenham críticas a fazer à atividade quer dos organismos de coordenação económica ou corporativos quer dos seus dirigentes ou agentes, que comuniquem por escrito para a Secretaria da Comissão até 15 de julho de 1946. 
Cota: AN, cx. 73, n.º 2 e 3; cx. 74, n.º 1 e 2; cx. 75, n.º 17 a 19; cx. 98/1-5 
Guia de fundos do Arquivo Histórico Parlamentar