Arquivo Historico
Tipo AULA DE TAQUIGRAFIA
DESCRIÇÃO DO SUB-FUNDO
Nível de descrição: Sub-Fundo 
Data de Produção: Inicial: 1911 | Final: 1926 
Dimensão e Suporte: 5 caixas, 7 livros e 11 pastas 
Código de referência: PT-AHP/CR/DGSC/TAQ 
Proveniência: Direcção Geral da Secretaria do Congresso 
História: A Aula de Taquigrafia aparece assim designada, pela primeira vez, no Artº 88º do Regulamento dos Serviços da Secretaria do Congresso de 25/05/1913. Todo o Título II é dedicado ao Curso Taquigráfico e à regência desse curso. No entanto a documentação mostra-nos que estas aulas já eram comuns no período monárquico e a Secretaria da Assembleia Nacional Constituinte mantém esta tradição. Na regulamentação de 25/05/1911, a Taquigrafia é composta por vários oficiais taquígrafos e "três alunos ordinários" (Artº 6º) e estes podem concorrer a concursos para oficiais taquígrafos. No seu Artº 10º refere-se que "Às vagas que tenham que ser providas por concurso na Secção Taquigráfica da Assembleia Nacional Constituinte (...) poderá concorrer o pessoal da secção escolar das duas casas do antigo parlamento".

O regulamento de 1913, que estipula as regras da aula de taquigrafia (título II, artºs 88º a 116º) vem apenas dar estatuto a este curso, com a duração de dois anos, sendo o primeiro de teoria e prática e o segundo apenas de prática. O curso era gratuito e a matrícula era feita através de requerimento dirigido ao Director Geral da Secretaria do Congresso por indivíduos maiores de 14 anos e menores de 30, com o 3º ano do Curso dos Liceus. As aulas iniciavam-se em Outubro e acabavam em Julho com os exames finais para os alunos aprovados durante o ano. À segunda reprovação o aluno era excluído do curso. O professor da aula é nomeado através de concurso entre os primeiros e segundos oficiais taquiígrafos (artº 64º do regulamento de 1913).

O regulamento dos serviços de 30/11/1917 mantém as mesmas regras em relação ao Curso de Taquigrafia, tanto no que respeita à candadatura como às regras escolares, admissão a exame, frequência e passagem de ano (Título II, Artºs 29º a 55º). A nomeação do professor estendeu-se aos terceiros oficiais, mas continuou a ser por concurso. (Artº 137º).

A reorganização sofrida pelos serviços da Secretaria do Congresso em 24/12/1924, não menciona a aula de taquigrafia. Os serviços de taquigrafia passam a chamar-se de estenografia e, pelo texto do regulamento, percebe-se que o curso existe e que continuará a funcionar, visto que a Tabela 3 de gratificações especiais da Lei de reorganização dos serviços, apresenta a gratificação para o professor da aula de estenografia. 
Âmbito e Conteúdo: Inclui a gestão dos alunos (candidatura, assiduidade, avaliações) e os exames e provas efectuadas. 
Instrumentos de descrição: Base de dados do Arquivo Histórico 
Fontes e bibliografias: Reorganização dos Serviços da Secretaria do Congresso da República, de 25 de Maio de 1913, Artº 58º, 63º, 64º, Artº 88 ao 116º

Regulamento dos Serviços a Direcção Geral da Secretaria do Congresso da República de 30 de Novembro de 1917, Artº 29º a 55º.

Reorganização dos Serviços da Direcção Geral da Secretaria do Congresso da República de 1 de Novembro de 1924 
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