DESCRIÇÃO DO DOCUMENTO
Nível de descrição:
Documento
Data:
Inicial: 1821-00-00 | Final: 1821-10-04
Dimensão e Suporte:
Requerimento: 3 p / anexo: 2 p
Código de referência:
PT-AHP/CGE/CSAUDEP/S3/D6
Tipologia:
Requerimento
Tradição Documental:
Original
Destinatario:
Cortes Constituintes de 1821-1822
Comissão de Saúde Pública
Autor:
Povo do Seixal e outros moradores do mesmo distrito
Sumário:
Requerimento, sem data, do povo do Seixal e outros moradores do mesmo distrito, no qual referem existir uma botica com mais de 50 anos no lugar onde moram e que, por sentença de despejo ao boticário, João António de Oliveira Brito, se vai extinguir. A referida botica estaria instalada nas casas de António Pedro Mendes, senhorio e carpinteiro de profissão, e o motivo do despejo seria "porque se extinguiu a sua aposentadoria".
Alegam que o povo não pode ficar sem "socorros medicinários" e é nesta botica que encontram a maioria dos preparados químicos, ao contrário da que lhes é sugerida como alternativa, que teria pouca oferta e seria "administrada por uma mulher, a quem faltam os conhecimentos práticos e teóricos". Assim, pedem que se conserve aquela botica, ou, em alternativa, que possa ser mantida por mais um ano, até que se arranje "um local próprio".
O requerimento foi distribuído, em 27 de Junho de 1821, à Comissão de Saúde Pública, e em nota exarada na margem do texto está escrito que "não compete às cortes por parecer das Comissões, em 4 de Outubro".
Anexo:
Documento assinado por Sebastião José de Oliveira Vale, cirurgião e assistente no lugar do Seixal.
Estado de Conservação:
Razoável
Cota normalizada:
Secção I/II, cx. 13, mç. 8, doc. 123;
Guia de fundos do Arquivo Histórico Parlamentar
|