DESCRIÇÃO DO SUB-FUNDO
Nível de descrição:
Sub-Fundo
Data de Produção:
Inicial: 1911 | Final: 1927
Dimensão e Suporte:
24 livros, 4 pastas
Código de referência:
PT-AHP/CR/DGSC/REDC
História:
A Redacção pertencia à 2ª Repartição da Direcção Geral do Congresso, conjuntamente com o Arquivo e Biblioteca e, mais tarde, com a Portaria. Na definição dos serviços da Secretaria do Congresso de 1913 este serviço tem como incumbência a execução dos trabalhos conducentes à publicação dos Diários de Sessão das duas Câmaras, a partir do momento que recepcionem as notas dos taquígrafos. A redacção do texto final de uma sessão parlamentar teria que ser acompanha dos documentos que a ela diziam respeito: projectos e propostas discutidos, pareceres das comissões, requerimentos de deputados. Neste âmbito era ainda da sua função o envio dos textos dos discursos aos oradores para que fossem revistos. Este serviço funcionava com uma escala de redactores que acompanhavam as reuniões da Câmara ou do Senado. O redactor escalado assistia à sessão e redigia a acta através das suas notas e das notas entregues pelos oficiais taquígrafos. Para além da redacção das sessões acompanhavam todo o processo de entrega à IN, produzindo os respectivos recibos. A par do texto da sessão eram também elaborados os Sumários.
Tinham ainda como função a organização do Manual Parlamentar para uso dos deputados.
Em 1917, na nova organização dos serviços, a Redacção mantém as suas funções, continuando a ser uma Secção da 2ª Repartição. Em 1924 passa a Direcção de Serviços, mantendo a mesma organização funcional, mas na dependência directa do Director Geral.
Âmbito e Conteúdo:
Controlo da distribuição dos turnos dos redactores e do trabalho por ele efectuados no âmbito das sessões parlaentares das duas Câmaras. Neste âmbito esta unidade orgânica era rigorosa, criando instrumentos de controlo da evolução dos trabalhos desde a entrega das notas pelos taquígrafos até à data do ao envio à IN e data de regresso em formato impresso.
No âmbito da informação a ser publicada a Redacção controlava, ainda, as proposta e pareceres produzidos pelas duas Câmaras, pois a sua publicação em Diário do Governo era obrigatória.
Instrumentos de descrição:
Base de dados do Arquivo Histórico; Inventário dos Livros do Arquivo - "Livro Preto"
Guia de fundos do Arquivo Histórico Parlamentar
|