| 
                        
                        
                            DESCRIÇÃO DO SUB-FUNDONível de descrição:
                            Sub-Fundo 
                            
                            
                            Data de Produção:
                            Inicial: 1821 |  Final: 1822 Dimensão e Suporte:
                            16 maços
 Código de referência:
                            PT-AHP/CGE/CULTRA 
                            
                            
                            
                            
                            
                            
                            
                            
                            
                            
                            
                            
                            História:
                            Inicialmente constituída apenas por três deputados, foi decidido o seu alargamento por proposta do deputado Castello Branco, apresentada na sessão de 22 de junho de 1821 (Ver Diário das Cortes Gerais e Extraordinárias, n.º 109). Este aumento do número de deputados integrados na Comissão de Ultramar foi materializado na sessão de 7 de julho de 1821 (Ver Diário das Cortes Gerais e Extraordinárias, n.º 121), tendo sido composta, ao longo da sua vigência, pelos seguintes deputados: Bento Pereira do Carmo, João Rodrigues de Brito, Alexandre Thomas de Moraes Sarmento, Manoel Fernandes Thomaz, Maurício José de Castello Branco, Francisco Soares Franco e André da Ponte de Quintal.
 
 Esta Comissão dedicava-se à tomada de conhecimento, fiscalização e apreciação dos assuntos relacionados com a administração dos territórios ultramarinos, recebendo por isso Requerimentos e Representações a darem conta das ações dos Governadores das Província do Brasil ou das Ilhas (Madeira e Açores), suas condutas e queixas de abuso de poder ou de injustiça sobre a população. Recebia igualmente participações sobre Governadores que não teriam aderido ao regime constitucional do Reino e que estariam a causar instabilidade política e militar na sua zona de governo. Sob a sua alçada ficaram ainda projetos de reorganização da administração dos territórios ultramarinos, podendo ser dados como exemplos, propostas de envio de capitães generais ou de governadores para a costa de África e Ásia ou planos de colonização e emigração para o Brasil e para África.
 Âmbito e Conteúdo:
                            Ordens das Cortes ao Governo; Correspondência com o Governo e com particulares; Indicações e Propostas às Cortes; Memórias e Projetos endereçados às Cortes e que, pela sua especificidade, foram reencaminhados à Comissão; Pareceres emitidos pela Comissão; Pareceres sobre requerimentos/ofícios enviados à Comissão; Representações; Requerimentos enviados à Comissão por particulares; Requisições; Notas emitidas pela Secretaria da Comissão.
 
  Guia de fundos do Arquivo Histórico Parlamentar 
                         
                         
                     |